AUMENTO DE IDADE E FERTILIDADE, PESQUISA DESCOBRE A RELAÇÃO ENTREOS DOIS!
As mulheres que descobrem que não podem ter filhos depois de tentar começar uma família muito tarde, podem voltar a alimentar a esperança. Pesquisadores da Universidade de Newcastle deram um grande avanço na compreensão das causas da infertilidade. A informação foi publicada no site do jornal britânico "Independent" na sexta-feira (3).
Os cientistas descobriram como funciona o mecanismo de "envelhecimento reprodutivo", que faz com que a fertilidade feminina comece a declinar rapidamente depois dos 35 anos.
A descoberta leva os cientistas a um passo de explicar porque as mães mais velhas têm menos probabilidade de conceber e pode apontar o caminho para uma solução. A pesquisa foi publicada, com dois outros estudos, na revista Current Biology.
A tendência da maternidade tardia é um dos desenvolvimentos sociais mais significativos dos últimos tempos. Apesar disso, o fenômeno trouxe muita dor de cabeça devido ao crescente número de mulheres que descobre que é tarde demais para ter um bebê.
Obstetras advertem que o pânico que as mulheres costumavam sofrer no aniversário de 30 anos mudou para os 40.
Partos de mulheres com 35 anos ou mais subiram 56% na última década e, entre as mulheres na faixa dos 40, a 90%. A gestação de bebês com síndrome de Down aumentou em mais de 70% nos últimos 20 anos, impulsionada pela tendência da maternidade tardia. Quase metade de todos os nascimentos são de mulheres de 35 ou mais hoje, mas os médicos dizem que o tempo biologicamente ideal para a gravidez é entre 20 e 34 anos.
O estudo de Newcastle, liderado por Mary Herbert, especialista em biologia reprodutiva do Instituto de Envelhecimento e Saúde, demonstrou que o declínio nos níveis de proteínas chamadas cohesins, que agem como uma cola que segura os cromossomos juntos, são a chave para o envelhecimento reprodutivo.
A perda destas proteínas provoca a divisão desigual dos cromossomos quando os óvulos e espermatozoides são formados.
"A aptidão reprodutiva nas mulheres diminui drasticamente a partir dos 35 anos em diante. Nossos resultados apontam para a cohesin como sendo a principal culpada", disse Herbert.
No entanto, eles ainda não encontraram nenhuma solução para a infertilidade. "A mensagem principal é que as mulheres não devem atrasar o parto. A melhor maneira para elas a evitarem o problema é engravidar mais cedo."
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/793824-pesquisa-descobre-relacao-entre-aumento-da-idade-e-infertilidade.shtml
0 opiniões:
Postar um comentário