Image and video hosting by TinyPic

quinta-feira, 10 de junho de 2010

ZAGALLO QUER BRASIL NO TOPO E AINDA PROVOCA DIEGO MARADONA!


Apesar de estar longe dos holofotes e da vida do futebol, a língua deste simpático tetracampeão continua afiada. Aos 78 anos, Mário Jorge Lobo Zagallo contou que acompanhará como bom torcedor o desempenho do Brasil na Copa do Mundo, e que espera que Dunga consiga repetir seu feito se tornando campeão como jogador e treinador.

Famoso por frases polêmicas como "Vocês vão ter que me engolir", ou "Aí sim, fomos surpreendidos novamente", Zagallo não perdeu a oportunidade de dar uma cutucada na Argentina. Campeão em 1958 e em 1962 como jogador, em 1970 como treinador e em 1994 como auxiliar técnico, o "velho lobo" disse que espera ver Maradona "sentar no Obelisco" após uma eliminação.

Em entrevista por telefone, Zagallo também contou que está chateado por não ter sido lembrado na organização do Mundial de 2014 no Brasil, e que ficou frustrado por Maceió não ter sido uma das 12 sedes escolhidas pela Fifa - a cidade construiria o "Estádio Zagallão" em sua homenagem.

Confira a entrevista com Zagallo:

Uma pergunta bem fácil. O Brasil ganha a Copa?
Você acha que eu vou responder outra coisa? Claro que é Brasil na cabeça, né?

Você foi campeão como técnico e jogador. Se o Dunga ganhar, repetirá este feito...
O Beckenbauer [Alemanha] também foi. Torço para que o Dunga ganhe essa Copa. Será uma grande honra ter mais um brasileiro campeão como jogador e técnico...

O Dunga é durão mesmo?
O Dunga tem a maneira dele de ser. Mas é um líder, sempre foi... Não sei se você se lembra, mas em 1998 ele deu uma bronca no Bebeto [por causa de um deslize no jogo contra Marrocos]. Depois juntou todo mundo e pediu desculpas. Isso dá para você sentir como ele é...

Dunga definiu o grupo e deixou Adriano de fora. Vai fazer falta?
Desde o início eu fui contra a não convocação do Adriano. É verdade que o Dunga o tempo todo expôs a disciplina como base. Agora se eu fosse o treinador da seleção, eu não abriria mão do Adriano. O que aconteceu no Flamengo [fotos com traficantes, falta nos treinos] não é da batuta dele [Dunga]. Na seleção o Adriano nunca deu problema. E hoje o Brasil não tem um jogador com o mesmo biotipo dele.

E o Ronaldinho Gaúcho? Muitos não entendem o fato dele ter ficado de fora da lista...
Dentro do Barcelona o Ronaldinho foi um jogador de muita técnica, ganhou a Bola de Ouro e outros prêmios. Mas no meio-campo do Brasil não foi bem. Jogou bem só contra a Inglaterra [Copa de 2002]. Ele não tem condições orgânicas para fazer a função de meia. Quando pega a bola, ele não volta. É como um atleta de 100 metros tentar correr uma prova de 10 quilômetros. Ele não tem o estilo que o Dunga quer para o esquema tático.

Todo mundo espera que o Kaká comande a seleção. Mas ele volta de lesão e...
O Kaká tem condições. Ele ficou machucado algum tempo, mas está se recuperando. Ele vai mostrar a plenitude da forma dele, vai crescer de produção. É a peça fundamental dentro do esquema de Dunga.

Em 2006 teve muito oba-oba...
Não foi isso. O que existiu de errado foi fazer um treinamento num campo em que as arquibancadas estavam vendidas para patrocinadores. Foi um oba-oba nesse sentido. Nunca tivemos problemas dentro de campo. A CBF vendeu um produto para ganhar dinheiro, e ganhou muito. Agora, tudo isso serviu de exemplo para essa Copa. A preparação foi em Curitiba, os treinos lá na África foram reservados... [Zagallo foi coordenador de Parreira na seleção brasileira em 2006]

Espera alguma surpresa no Mundial?
Não espero muitas mudanças. Todo mundo está jogando um futebol parecido. É um bloco defensivo para as seleções mais fracas. Aqueles com mais condições vão ter de sair para jogar. Os menores vão ficar na defesa. Será assim...

A Argentina assusta? Maradona falou que correria pelado se fosse campeão...
E se perder ele vai sentar aonde? No Obelisco [risos]... Honestamente, acredito no Brasil. Mas Argentina, Itália, Espanha e Inglaterra podem surpreender. São países fortes. E os argentinos têm talentos individuais. A Argentina das Eliminatórias ficou para trás. Será uma outra Argentina. Merece cuidado.

Já viu bola mais polêmica do que a Jabulani? Ela foi criticada por Júlio César, Robinho e Luis Fabiano. Bola é mesmo um fator de preocupação?
A bola é a mesma para os 32 participantes. Então, o que é para um é para o outro. Não tem diferença. Pode ser uma bola ruim, não sei, mas todo mundo vai ter contato com ela. Quem é técnico vai ter habilidade para dominar a bola.

E como será ver a Copa pela televisão?
Bom [risos]. É torcer para o Brasil e se Deus quiser comemorar...

A Copa de 2014 está chegando... O que o Zagallo, homem de sete Copas no currículo, vai fazer no ano do Mundial no Brasil?
Nada. Até pouco tempo estava na CBF, e todo mundo falava de mim. Depois sai... Então falavam que eu iria ser nome de um estádio em Maceió, o Zagallão. Mas nem isso aconteceu [a cidade não foi escolhida como uma das 12 sedes]. E não tenho convite para nada.

0 opiniões:

Postar um comentário

COMPRE O SINGLE "WE ARE THE WORLD 25" E AJUDE O HAITI

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic

Navegue!