DanceMasters. Passos atípicos de dança e muitas influências orientais. Postagem patrocinada por NZNetwork
A grande especialidade do Kinect é a leitura corporal, sem a necessidade de cabos ou acessórios. Não nos referimos apenas a pequenos gestos, mas sim a todos os movimentos, da ponta dos pés à cabeça. De tal forma, era apenas uma questão de tempo até que fossem revelados os jogos de dança da “nova geração”.
Já durante a gamescom 2010, vimos Naoki Maeda — o compositor das músicas da série Dance Dance Revolution — anunciar o que foi colocado para os jornalistas como “a evolução dos jogos musicais”. Em meio a alguns tropeços com o inglês e muito constrangimento, o rapaz se prontificou para demonstrar o funcionamento do game.
Seguindo os astros
Em um primeiro momento, a comparação com Dance Central, da Harmonix, é inevitável. Os jogadores são colocados à frente do Kinect, tendo que acompanhar em tempo real as coreografias exibidas na tela da televisão.
No entanto, a grande diferença entre os jogos está no repertório e no estilo visual: Dance Central tem um apelo ocidental, com movimentos violentos, batidas de hip hop e outros grandes sucessos da década de 1990, enquanto DanceMasters é a mais pura definição do cenário pop e dance japonês, tendo sons eletrônicos e coreografias mais suaves.
Outro ponto a ser observado é que o jogo liderado por Maeda não exibe os próximos passos de dança a serem executados. É necessário memorizá-los aos poucos em séries de tentativa e erro, ainda que o jogo seja muito maleável na avaliação do desempenho dos jogadores.
A equipe do site Gamespot, que testou DanceMasters na Tokyo Game Show 2010, relatou a possibilidade dos jogadores simplesmente imitarem algumas das formas finais da coreografia, sem dançar de fato. Embora válido em termos de pontuação para o jogo, o método foi considerado como inadequado por não divertir. A melhor opção é realmente mexer o corpo e perder a vergonha.
Avaliando os seus passos
A pontuação do jogador — visível na tela — é dada pela sincronia de três ações. A primeira é o posicionamento do contorno do seu corpo, que exige poses distintas dos participantes ao longo das canções. A segunda envolve movimentos deslizantes com os braços, de forma que a direção e a velocidade do deslocamento sejam respeitadas. Por fim, círculos mostram quando os jogadores devem jogar os braços com velocidade ou bater palmas.
As sucessões de acertos são contabilizadas e vão preenchendo uma barra azul. Imaginamos que ela será utilizada como uma habilidade especial, mas ela não tinha propósito algum na versão de demonstração que foi exibida na TGS, como observado mais uma vez pelo site Gamespot.
Prontos para dançar?
A única música divulgada até o momento foi Geisha’s Dream (presente no trailer). A coreografia começa com a habitual saudação japonesa e logo evolui para uma sequência de giros de braços e cintura.
A versão final terá uma grande variedade de músicas, as quais são distribuídas nos menus de acordo com estilo ou número de batidas por minuto (bpm). Para navegar entre elas, o jogador só terá o trabalho de estender os braços para frente e movê-los na direção desejada. A ação será replicada instantaneamente graças à leitura do Kinect, da Microsoft.
DanceMasters será lançado em novembro de 2010, exclusivamente para o Xbox 360.
por Igor Pankiewicz
Fonte: Baixaki Jogos, http://www.baixakijogos.com.br
0 opiniões:
Postar um comentário