PROBLEMAS DE AUDIÇÃO EM JOVENS AUMENTA! Tudo culpa do MP3?Não!
Nos EUA, fizeram uma pesquisa para ver se os adolescentes estão com mais problemas de audição por causa de aparelhos eletrônicos como MP3 Players e celulares. A resposta foi:Sim. Aumentou o número de adolescentes entre 12 e 19 anos com problemas auditivos, na comparação do primeiro grupo (de 1988 a 1994) com o segundo (2005-2006). Antes, 14,9% dos jovens possuíam alguma deficiência auditiva. Agora, 19,5%.
Segundo a imprensa, isso é motivo suficiente para alertar as pessoas, comprovar que nossos pais estavam certos e tudo mais. Afinal, foi um aumento de ‘quase’ 50%.
Porém, com uma análise mais crítica, acho que faltou pensar em outros aspectos:
1. Era possível desconfiar que não aumentaria muito porque o problema não está nos aparelhos e sim, no uso de volume ‘alto’ (alto número de decibéis) em fones de ouvido – que já eram usados na época do walkman anos 80 e 90.
2. Era possível desconfiar que o número aumentaria devido à mudança de hábito, que mudaram. Antes, usava-se rádio portátil apenas no ônibus, trem ou metrô. Hoje, as pessoas que usam o fone de ouvido no trabalho.
E aí entram os outros pontos da pesquisa que confirmam um pouco do que penso:
- os jovens de hoje têm mais deficiência unilateral (um só ouvido) do que antes – podem estar, assim como eu, com o fone de ouvido de um lado só, por estarem em ambientes de trabalho
- a deficiência auditiva dos jovens de hoje se concentra em altas freqüências. Aí, para quem não sabe, pode vir o detalhe do próprio MP3 que, durante a compressão, prioriza os sons que aparecem mais, ou seja, os agudos, que têm alta freqüência.
Não vejo muita solução ao problema. Ouvir música é muito bom e já faz parte do cotidiano. O que dá para sugerir, se possível, é fazer ajustes mais simples:
1. Usar headphones (aqueles maiores, tipo pão de hambúrguer) em vez de fones pequenos. Os maiores são geralmente melhores e eliminam sons externos, fazendo com que você não precise aumentar tanto o volume. Mas essa dica só vale se não for no trabalho. Afinal, vai que seu chefe chama...
2. Antes de colocar as músicas no seu MP3 Player, use softwares como o MP3 Gain, que ajustem o volume para a mesma quantidade de decibéis. Assim, você não sofre aquele susto quando sai de uma música ‘baixinha’ para outra gravada em alto e bom som.
3. Veja se em casa rola ouvir música sem fone de ouvido. Pelo menos de vez em quando.
0 opiniões:
Postar um comentário