FILME DO CENTENÁRIO DO CORINTHINAS ESTREIA HOJE(30/07).Veja o trailer do filme
No cinema, as histórias de amor costumam encantar. E, quando esta paixão é centenária, a emoção é ainda maior. Em Todo Poderoso: O Filme – 100 Anos de Timão, que estreia nesta sexta-feira, 30, no circuito alternativo de São Paulo, um registro histórico do Corinthians é feito com base na idolatria da torcida pelo clube, o segundo mais popular do Brasil - perde apenas para o Flamengo.
Narrado por Dan Stulbach e dirigido por Ricardo Aidar e André Garolli, o documentário conta durante 100 minutos a trajetória do alvinegro paulista desde a fundação, em 1.° de setembro de 1910. Em nenhum momento o filme cai na monotonia, pois mistura com maestria cenas da história do clube, histórias interessantes, curiosidades e depoimentos de torcedores, jogadores, jornalistas e historiadores.
Algumas frases ditas durante o longa-metragem são memoráveis. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, devidamente trajado com a camisa da equipe, afirma que "não saberia viver sem o Corinthians". Casagrande diz que o Timão é "uma república dentro da cidade de São Paulo", enquanto Sócrates declara que, enquanto as outras torcidas assistem, o corintiano joga.
O filme fala mais da alegria do que dos momentos ruins vividos pelo clube, mas não deixa de citar a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2007, e a volta por cima nos anos seguintes. O jejum de 23 anos sem título entre os anos 50 e 70 do século passado também é citado. No entanto, apesar do sofrimento, sempre é lembrado que o amor da torcida pelo time nunca diminuiu.
Três passagens do longa são especiais: a invasão corintiana no Maracanã em 1976, a taça do Campeonato Paulista conquistada em 1977 após o longo período sem ganhar nada, e a democracia corintiana nos anos 80, quando o País ainda estava sob o regime da ditadura militar.
Personagens não faltam, e o mais engraçado de todos é uma mulher: ‘Tia Dirce’, torcedora símbolo do clube. Fala com tanto amor do Corinthians que faz rir e chorar ao mesmo tempo. Entre os ídolos vivos, faltaram apenas os depoimentos de Rivellino e Ronaldo, mas todos os outros estão presentes. Até rivais como Pelé, Ademir da Guia e Raí falam no filme, para contar um pouco sobre as rivalidades com Santos, Palmeiras e São Paulo, respectivamente.
Não há dúvida de que Todo Poderoso: O Filme – 100 Anos de Timão supera 23 anos em 7 segundos, que conta a conquista do título de 1977, e Fiel, sobre o rebaixamento e o retorno para a Série A do Brasileirão. É um registro histórico para o corintiano guardar com carinho em casa.
TRAILER DO FILME!
0 opiniões:
Postar um comentário