BATERIA FRACA TRAVA O CÂMBIO AUTOMÁTICO? veja resposta e tire a dúvida.
De acordo com Guilherme Santilli, proprietário da oficina Câmbio Técnico, isso pode ocorrer, mas depende do modelo. “Em carros de marcas luxuosas, como Audi e BMW, por exemplo, não é possível mover a alavanca da transmissão da posição P para qualquer outra sem que se pressione o pedal do freio. Nesses casos, se a bateria perdeu a carga, realmente não é possível manusear o câmbio”, comenta o especialista.
De acordo com Santilli, existe um relé que, quando o pedal do freio é pressionado, libera o uso da alavanca. É um conceito que aumenta a segurança, usado para evitar acionamentos acidentais ou que o carro se mova repentinamente em vias inclinadas. Com a bateria sem carga, o sistema, naturalmente, não funciona.
Por outro lado, ele lembra que nos veículos que não contam com esse conceito a bateria não interfere na liberação da alavanca. “Nesses casos, o acionamento da transmissão é puramente mecânico. Nenhuma pane elétrica ou eletrônica atrapalha seu funcionamento, o defeito se deve a outro tipo de problema”, afirma Santilli.
0 opiniões:
Postar um comentário