WEBBER ASSUME LIDERANÇA DA F-1

O australiano Mark Webber confirmou o bom momento na temporada da Fórmula 1 e venceu o GP de Mônaco, neste domingo. O piloto da Red Bull teve a companhia do companheiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel, no pódio. O polonês Robert Kubica chegou em terceiro, seguido do brasileiro Felipe Massa.
Webber chegou a sua segunda vitória seguida no ano, uma semana depois de levar a melhor em Barcelona. Com estes dois triunfos, o australiano saltou da quarta colocação para a liderança da classificação geral da Fórmula 1, com 78, mesma pontuação de Vettel, que tem apenas uma vitória no ano.
O espanhol Fernando Alonso, que terminou em sétimo após largar dos boxes, caiu para terceiro colocado geral, com 73 no total. Jenson Button, que era líder da tabela, despencou para o quarto lugar, com 70, logo à frente de Massa, com 61.
A corrida deste domingo foi marcada pelas poucas ultrapassagens, resultado das próprias características do circuito de Mônaco e das quatro entradas do safety car na pista. A prova precisou ser parada por causa das batidas, dos carros da Willians principalmente, e também por um problema inusitado: uma tampa de bueiro se soltou no traçado na segunda metade da corrida.
Diante dessas circunstâncias, quem roubou a cena foi o espanhol Fernando Alonso, que arriscou logo no início. Ele aproveitou a entrada do safety car na pista, por causa de uma batida de Hulkenberg na saída do túnel, e surpreendeu ao ir para os boxes trocar os pneus ainda na primeira volta.
A mudança de estratégia deu certo. O bicampeão mundial soube tirar vantagem de ter trocado os pneus mais cedo e fez grande corrida de recuperação. Aos poucos, reduziu a diferença para os últimos colocados, após a saída do safety car, e fez várias ultrapassagens em série até se aproximar dos primeiros colocados.
Nessa reação, o destaque ficou por conta do brasileiro Lucas Di Grassi, que dificultou a prova para o espanhol, que chegou a reclamar, acenando o braço. Alonso, porém, conseguiu a ultrapassagem, assim como fez diante de Jarno Trulli, Timo Glock e Heikki Kovalainen com mais facilidade.
Enquanto Alonso brilhava no pelotão traseiro, os carros da Red Bull não decepcionaram lá na frente. Webber acelerou com segurança na largada e garantiu a primeira posição, enquanto Vettel superou Kubica, que chegou a ser ameaçado por Massa, em quarto lugar.
Jenson Button, líder do campeonato até então, não teve sorte neste domingo e abandonou a corrida logo na segunda volta. Por causa de um erro da McLaren, o carro do inglês sofreu um superaquecimento do motor.
A situação final da corrida começou a ser definida a partir da volta 17, quando os primeiros colocados foram para os boxes. E as paradas confirmaram a boa estratégia de Alonso, que chegou a ficar em sexto lugar. O espanhol só vacilou na última volta da corrida, quando foi superado por Schumacher, logo depois que o safety car deixou a pista.
Na liderança da prova, Webber mostrou que não venceu em Barcelona por acaso. O australiano foi soberano no comando da corrida, registrando as voltas mais rápidas em sequência - 1min17s004, 1min16s505 e 1min15s906. Só foi superado pelo 1min15s192 registrado por Vettel no final.
Massa exibiu grande performance durante toda a corrida. Esteve perto de bater as melhores voltas de Webber, mas não conseguiu ultrapassar Kubica, com boa apresentação neste domingo.
O brasileiro Rubens Barrichello fez boa largada. Ganhou três posições, deixando para trás os alemães Michael Schumacher e Nico Rosberg. Contudo, a Willians foi mais lenta que a Mercedes nos boxes e desperdiçou a vantagem conquistada pelo brasileiro. Para piorar, o carro teve o pneu furado na volta 31 e o brasileiro acabou abandonando a prova.
Depois de dar trabalho a Alonso, Di Grassi também teve problemas no carro e deixou a corrida, pouco depois do seu companheiro de equipe, Timo Glock. Bruno Senna conseguiu ir um pouco mais longe em Mônaco. Com problemas de falta de estabilidade no carro, o piloto da Hispania abandonou na volta 61.
A próxima etapa da Fórmula 1 será disputada no circuito de Istambul, na Turquia, no dia 30 de maio, daqui a suas semanas.
Confira a classificação final do GP de Mônaco:
1.º - Mark Webber (AUS/Red Bull),2.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 0s4
3.º - Robert Kubica (POL/Renault), 1s6
4.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), 2s6
5.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), 4s3
6.º - Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 5s7
7.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 6s3
8.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 6s6
9.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), 6s9
10.º - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 7s3
11.º - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 8s1
12.º - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 9s1
13.º - Vitaly Petrov (RUS/Renault), 5 voltas
14.º - Karun Chandhok (IND/Hispania), 8 voltas
15.º - Jarno Trulli (ITA/Lotus), 8 voltas
0 opiniões:
Postar um comentário