Image and video hosting by TinyPic

terça-feira, 4 de maio de 2010

SERTANEJO POP DOMINA O MERCADO DA MUSICA ATUALMENTE


A música sertaneja não é mais a mesma. Victor & Leo pouco lembram Tonico & Tinoco, como Luan Santana se distancia de Chitãozinho & Xororó. O gênero, que ganhou um verniz ainda mais pop nos últimos anos, desponta como o mais popular destes anos 2000.

Dos dez discos mais vendidos em 2009, quatro são sertanejos --e três destes da dupla Victor & Leo. Victor Chaves foi o compositor que mais lucrou com a arrecadação de direitos autorais no mesmo período, deixando para trás nomes como Roberto Carlos e Caetano Veloso. De João Bosco & Vinícius, "Chora, Me Liga" foi a música nacional mais tocada em 2009 --se incluirmos aí as internacionais, a dupla só perdeu para "Halo", de Beyoncé.

"O sertanejo é a verdadeira música popular do Brasil. É o gênero mais ouvido e comercializado hoje no país", afirma Alexandre Schiavo, presidente da Sony, que calcula obter 40% do faturamento da gravadora do segmento, entre vendagem de discos e shows.

Da geração da década de 90 --Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, Zezé Di Camargo & Luciano--, apenas a última dupla mantém o sucesso da década passada. É dos irmãos Camargo o segundo disco mais vendido de 2009.

"Nos anos 90, a música sertaneja se popularizou. Deixou de ser caipira e passou a ser quase uma música pop romântica, com raízes sertanejas", lembra Paulo Rosa, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD).

As composições já não versam tanto sobre o campo ou amores frustrados. "São letras focadas no amor de agora, desta noite", afirma Leonardo Ganem, presidente da Som Livre, citando músicas como "A Fila Andou" (Maria Cecília & Rodolfo) e "Chora, Me Liga". Ganem calcula que 30% do faturamento da gravadora vem hoje de artistas sertanejos.

0 opiniões:

Postar um comentário

COMPRE O SINGLE "WE ARE THE WORLD 25" E AJUDE O HAITI

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic

Navegue!