Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, 19 de maio de 2010

SERÁ? MANTEGA DIZ QUE BRASIL FECHARÁ ANO COM MAIS EMPREGOS DO QUE A CHINA!


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira em Madri, na Espanha, que o Brasil vive uma situação de quase pleno emprego atulamente. Mantega lembrou que as previsões para este ano são de gerar mais de 2 milhões de empregos. "Uma expansão de emprego maior até do que a China", disse.

"Estamos vivendo um dos níveis mais baixos de desemprego da nossa história, em torno de 6%, o que no Brasil quer dizer quase pleno emprego. Para alguns setores, chega a ser pleno emprego", afirmou.

Segundo ele, os países emergentes vão liderar o crescimento mundial nos próximos cinco anos, já que conseguiram se recuperar mais rapidamente da crise econômica do que os europeus e americanos. "Os países desenvolvidos estão saindo da crise e têm metas de crescimento de até 3%, enquanto que o Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) vão manter uma média de 5,5%", afirmou Mantega. "São eles que vão liderar a volta do crescimento mundial."

O ministro falou a uma plateia de políticos e empresários em um painel de Economia da qual participou também o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mantega refutou a ideia de que existe uma continuidade da política econômica no governo Lula em relação à de Fernando Henrique Cardoso.

"É um erro dizer que houve continuidade. Naquela época, o Brasil crescia 2% ao ano, e logo no primeiro ano de mandato do presidente Lula, passamos para 4%", afirmou Mantega. Ele espera um crescimento de 5,5% a até 7% neste ano - nas previsões mais otimistas.

Conforme o ministro, a expectativa é resultado de uma política de desenvolvimento sustentável adotada pelo governo, baseada em melhorias sociais e ampliação do mercado interno. "Não há mais crise no Brasil. Criamos um círculo vicioso do crescimento, com um mercado consumidor muito forte que nos deu suporte durante a crise."

Ele lembrou que o início do plano de política de estímulo industrial e de investimentos não era bem visto no Brasil, que seguia uma economia mais liberal durante a gestão tucana de Fernando Henrique Cardoso. "Falar de política industrial no Brasil era palavrão."

Depois de apresentar um retrospecto da economia do País, o ministro avaliou que o Brasil já poderia ter zerado o seu déficit se não tivesse sido atingido pela crise econômica global, em 2008.

Mantega afirmou que, no início do governo Lula, a dívida era de 6,5% do PIB. Já em 2008, chegara a 1,9%, valor quase equilibrado pelo fundo soberano das reservas do País, com acúmulo de 1,5% das riquezas. "Se não fosse a crise, que nos obrigou a gastar um pouco mais, poderíamos acabar 2010 com déficit zero. Mas esperamos atingir essa meta logo, até 2012."

http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201005191033_RED_78998097&idtel=


0 opiniões:

Postar um comentário

COMPRE O SINGLE "WE ARE THE WORLD 25" E AJUDE O HAITI

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic

Navegue!