GM DÁ IMPORTÂNCIA AO BRASIL E PROMETE TRAZER "CAMARO" COMO PROVA DISSO!
Entre os 80 países sob a responsabilidade do presidente de operações internacionais da General Motors, Tim Lee, o Brasil foi o escolhido para ser a primeira viagem de negócios do executivo no cargo - ele assumiu a posição em dezembro de 2009. A importância dada à operação no Brasil está no peso que o mercado local assumiu em relação a outras unidades da companhia.
"O Brasil é o terceiro maior mercado para a GM e o segundo maior para a marca Chevrolet”, afirmou Lee, durante evento em São Paulo. O executivo chegou nesta quinta-feira (18) ao país com o objetivo de conhecer a sede brasileira da fabricante de veículos, em São Caetano do Sul, no ABC paulista.
A GM acredita que o mercado brasileiro atingirá neste ano 3,3 milhões de unidades vendidas e manterá a participação de mercado de 20% no segmento de automóveis e comerciais leves. Se confirmado, o resultado representará crescimento de 5% sobre o recorde de 2009, quando foram emplacados 3,141 milhões de veículos. No ano passado, a companhia vendeu cerca de 600 mil unidades.
Por isso, o primeiro local visitado pelo executivo foi o centro de design e desenvolvimento de produtos da montadora no Brasil. Lee afirma que a renovação das linhas planejada até 2012 é a grande aposta de crescimento no país. Somente neste ano, vão ser cinco lançamentos de peso, entre eles, o Chevrolet Camaro, importado do Canadá, e a picape da mesma família do Agile. “O lançamento do Camaro representa o compromisso da empresa com o país”, ressaltou Lee.
A General Motors investirá R$ 5 bilhões para a renovação do seu portfólio de produtos até 2012, assim como pretende produzir e vender 1 milhão de unidades até lá. Do total que será investido, R$ 2 bilhões já são aplicados, sendo R$ 1 bilhão do caixa da própria GM do Brasil. O restante é financiado por bancos brasileiros. A filial brasileira também será responsável pela fabricação de dois produtos para os Estados Unidos e Ásia, entre eles, uma picape.
Tim Lee atribuiu as apostas feitas no Brasil à estabilidade econômica e política. Para ele e para o presidente da General Motors do Brasil, Jaime Ardila, o ano de eleições não vai afetar negativamente o mercado brasileiro.
Além disso, como no país a GM trabalha apenas com a marca Chevrolet, o mercado se tornou um importante fortalecedor da marca. “Queria que mais mercados tivessem o volume de vendas que a Chevrolet tem aqui”, destacou. O executivo supervisiona a GM Ásia (Pacífico), América Latina, África e Oriente Médio.
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