Image and video hosting by TinyPic

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

BILL CLINTON, EX-PRESIDENTE AMERICANO, RECEBE ALTA APÓS CIRURGIA CARDIACA.


O ex-presidente americano Bill Clinton deixou o hospital em Manhattan na manhã desta sexta-feira, após realizar um procedimento cirúrgico de emergência, disse um democrata e amigo próximo da família.

O ex-presidente do Comitê Nacional Democrata Terry McAuliffe disse no programa "The Early Show", da rede americana CBS, que Clinton já teve alta do Hospital Presbiteriano de Nova York. O ex-presidente vive em Chappaqua, a cerca de 55 km ao norte da cidade de Nova York.

"Ele saiu do hospital e está em um carro a caminho de casa", disse McAuliffe. "E se eu conheço o presidente Clinton, ele está no telefone, ligando para as pessoas e pedindo mais ajuda ao Haiti e onde ele pode conseguir pick-ups para que possam entregar comida. Se eu conheço Bill Clinton, ele estará pronto para ir em 35 minutos".

O cardiologista Alan Schwartz, que atendeu Clinton nesta quinta-feira, já havia dito em entrevista a jornalistas que o estado de saúde do ex-presidente é "excelente" e que ele poderia deixar o hospital nesta sexta-feira.

"O diagnóstico é excelente", disse Schwartz, garantindo que "não houve indício algum" de que o ex-presidente americano sofreu um infarto.

Clinton foi submetido a um procedimento cirúrgico de urgência no qual foram instalados dois stents em uma das artérias do coração. Médicos afirmam que o procedimento é comum em pacientes com histórico de doença cardíaca, para a qual não há cura e que exige cuidados por toda a vida.

Tratamentos como a cirurgia para colocar quatro bypass nas artérias, à qual Clinton se submeteu em 2004, tem uma duração aproximada de dez anos. Depois, as veias sanguíneas criadas como rota alternativa para o sangue ao redor de artérias entupidas também começam a ficar entupidas com placas de gordura.

Um destes bloqueios teria levado Clinton ao hospital nesta quinta-feira, com dores no peito. Ao invés de consertar a ponte, os médicos decidiram reabrir a artéria original com dois stent --pequena prótese metálica com o formato aproximado de uma mola.

O stent é introduzido na coronária por cateterismo, que se expande juntamente com um balão para manter aberta a passagem de sangue, normalmente obstruída por placas de gordura.

O procedimento para a instalação é chamado de angioplastia. Médicos introduzem um tubo através de um vaso sanguíneo na virilha ou no braço, inflam o balão na artéria obstruída, para abrir passagem para o sangue. O stent mantém a abertura.

0 opiniões:

Postar um comentário

COMPRE O SINGLE "WE ARE THE WORLD 25" E AJUDE O HAITI

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic

Navegue!