Alerta do governo alemão aumenta downloads do Firefox .É pelo visto não é só a China que teme ataques hackers pelo IE da microsoft...
Devido aos ataques da “Operação Aurora” - queatingiram o Google, Adobe, Yahoo! e diversas outras empresas -, o governo alemão divulgou um alerta junto de uma recomendação para que internautas abandonem o Internet Explorer, da Microsoft. Para se infiltrar nos sistemas dessas organizações, os invasores teriam usado uma falha ainda sem correção no navegador.O código para explorar a vulnerabilidade no IE caiu na web porque um dos pesquisadores que estavam estudando seu funcionamento enviou uma cópia para um site de análise automatizada. O site publicou o código na íntegra, na web, e o link rapidamente começou a circular. Outros códigos, com base no inicial, logo apareceram, e kits de ataque começaram a incorporá-lo.
Como resposta, o governo alemão sugeriu, na sexta-feira passada (15), que usuários usassem outro navegador. (Veja o alerta original, em alemão). Imediatamente, o número de downloads do Firefox aumentou. Em quatro dias, o navegador teve 300 mil downloads a mais do que a média na Alemanha.
O uso de um navegador diferente quando uma falha sem correção aparece é a saída mais simples para evitar problemas, pelo menos até que a solução definitiva seja disponibilizada pela empresa responsável.
No entanto, é importante tomar cuidado com extensões próprias do Internet Explorer. São arquivos que continuarão sendo abertos pelo browser mesmo se um navegador alternativo estiver instalado e configurado como padrão. Uma dessas extensões é a “.mht”.
A coluna Segurança para o PC de hoje fica por aqui, mas volta na segunda-feira (25). Deixe suas críticas, dúvidas ou sugestões na área de comentários, logo abaixo. Bom fim de semana!
* Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança para o PC”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na página












0 opiniões:
Postar um comentário