RIO 2016 COM TRANSPARÊNCIA EM SEUS GASTOS!!!!!

Com o favoritismo da candidatura do Rio de Janeiro para sede dos jogos de 2016, setores da sociedade civil carioca, por meio de um grupo de ONGs e vereadores, começam a se articular, cobrando transparência na aplicação dos recursos, em caso de uma eventual Olimpíada. O objetivo do grupo é evitar que se repitam os erros dos Jogos Pan-Americanos de 2007.
"O objetivo é envolver a sociedade civil num movimento para evitar que erros do Pan sejam repetidos", disse o pediatra e sanitarista Daniel Becker, colaborador da ONG Centro de Prevenção da Saúde (Cedaps), em entrevista ao site do TERRA. Ele é um dos líderes do movimento social pela transparência e participação popular nas decisões que envolvam os Jogos do Rio 2016. O anúncio da cidade sede será feito pelo Comitê Olímpico Internacional em 2 de outubro, em Copenhague.
Para Becker e os demais representantes do grupo, os canais de participação social e democrática foram nulos e o legado social previsto para o pós-Pan foi ignorado. A agenda social do Pan previa investimentos nas comunidades carentes da cidade e não foi implantada. Na visão do movimento, obras de infra-estrutura urbana foram prometidas e não realizadas. As poucas instalaçőes esportivas construídas encontram-se fechadas para uso público, estão subutilizadas ou foram privatizadas.
Becker afirmou que o movimento considera o legado social e ambiental proposto pelos organizadores da candidatura Rio 2016 "uma migalha". Antes do Pan, o Cedaps participou de um estudo que apontou as principais necessidades e prioridades das comunidades carentes do Rio localizadas perto das praças de jogos do Pan e que, segundo ele, foi "totalmente desprezado".












0 opiniões:
Postar um comentário