LEVE DOIS PELO PREÇO DE UM, NA MINHA MÃO É MAIS BARATOOOO, VAMO LÁAAA QUEM QUER UM CAÇAAAA......

O vice-ministro de Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, afirmou nesta quinta-feira que seu país "não está buscando compradores, mas parceiros" para o caça Gripen. A Suécia disputa a licitação do Brasil para a compra de 36 caças. Disputam a licitação ainda os norte-americanos e os franceses. O Brasil sinalizou preferência pelos franceses.
Segundo Jevrell, caso opte pela proposta sueca --que será apresentada, juntamente com as demais propostas no próximo dia 21-- o Brasil poderá comprar o dobro de aviões pelo preço de um, oferecido pelos concorrentes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou a disputa entre os países pelos caças e disse que daqui a pouco o país conseguiria os caças "de graça".
Ao anunciar, no último Sete de Setembro, o início de negociações com a França, Lula citou o compromisso de transferência de tecnologia. A embaixada americana rebateu Lula e divulgou nota se comprometendo a transferir tecnologia ao país para fechar o contrato com os caças.
O vice-ministro garantiu que a Suécia e a Saab, empresa fabricante do caça Gripen NG, estão 100% comprometidas com a transferência de tecnologia para o Brasil. "Não buscamos um comprador. Buscamos uma parceria estratégica e cooperação de longo prazo para as futuras gerações do poder aéreo e do desenvolvimento industrial", disse.
"A Suécia pode oferecer um programa de desenvolvimento conjunto de uma aeronave, com a Embraer, que tem como principal característica a capacidade de se adaptar às necessidades específicas de cada usuário", afirmou.
O vice-ministro garantiu que a proposta que será apresentada ao governo brasileiro será muito atrativa. Segundo ele, o caça Gripen é o que apresenta menor custo por ciclo de vida. Além disso, segundo ele, "a Suécia oferecerá um financiamento bastante favorável ao Brasil", caso seu caça seja o escolhido.
Apesar da garantia de transferência de tecnologia, o Gripen não utiliza nem motor nem radar com tecnologia sueca. O motor é norte-americano e o radar é italiano.
A grande vantagem ...continue lendo
estadão












0 opiniões:
Postar um comentário