GOVERNO RECEBE 9 MIL KITS DE TRATAMENTO DA NOVA GRIPE
Ministro da Saúde disse que tratamento inicial é o mesmo da gripe comum.
Vacina para a nova gripe só deve chegar ao Brasil no inverno de 2010.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou que o país tem 9 milhões de kits de tratamento para a nova gripe. Ele concedeu entrevista ao vivo para o programa "Bom Dia Brasil". Na terça-feira (21), foram confirmados mais sete mortes provocadas pelo vírus Influenza A (H1N1), em São Paulo e no Paraná, elevando os registros para 22 casos no país.
Temporão disse que os sintomas da nova gripe são os mesmos da gripe comum. Por essa razão, não há a necessidade obrigatória de se fazer os exames laboratoriais para confirmar o contágio pelo vírus Influenza A (H1N1). Sobre as pesquisas para a produção da vacina, ele estima que o Instituto Butantan, em São Paulo, deve tornar disponível o produto para a população no inverno de 2010.
Sobre o sistema de triagem de pessoas com a nova gripe nos hospitais e órgãos de Saúde, o ministro afirmou que as pessoas que possuem planos de saúde devem buscar os hospitais credenciados; já quem usa o SUS, deve procurar os postos de saúde de seu bairro e as UPAs (Unidades de Pronto Antendimento) de sua cidade.
"Os exames laboratoriais não são essenciais para o tratamento. Tratamos a nova gripe da mesma maneira que tratamos a gripe comum. O medicamento usado é o mesmo. A conduta médica é a mesma e os sintomas são parecidos. É como se tivéssemos dois vírus circulando no país. Praticamente, isso não muda muito para nós da área de Saúde."
O ministro disse que as duas gripes se tratam da mesma maneira. "As pessoas precisam ser melhor atendidas. Temos de internar essas pessoas e medicá-las e o medicamento é o mesmo para as duas doenças."
Ele esclareceu também que o controle da medicação no país foi uma decisão tomada pelo fabricante e não pelo Ministério da Saúde. "Se tivéssesmos muito medicamento nas farmácias, haveria uma corrida muito grande aos estabelecimentos. A automedicação é perigosa, porque ela tem efeito colateral. O fabricante resolveu reduzir o número de caixas disponíveis por causa do aumento da demanda no mundo inteiro."
Temporão ratificou que os pacientes em situação de risco, que apresentam maior facilidade de contaminação pelo vírus da nova gripe, são pessoas com algum tipo de deficiência do sistema imunológico, como os transplantados e portadores do vírus HIV. "As mulheres grávidas são, sim, pacientes de risco e demandam atenção especial para ela e para o bebê."
Ele disse que em todos os anos, durante o inverno, as doenças respiratórias circulam com mais rapidez. "Um dado importante é que, em junho de 2008, morreram 4,5 mil pessoas com a gripe comum. A letalidade da nova gripe é diferente."












0 opiniões:
Postar um comentário