Image and video hosting by TinyPic

sábado, 18 de julho de 2009

Bandas conquistam público e novos trabalhos na internet


Esqueça os empresários, os contratos, os selos, as gravadoras. Hoje em dia, as bandas independentes - aquelas que fazem absolutamente tudo com dinheiro do próprio bolso - têm conseguido espaço para tocar e público na platéia, mas as negociações não são feitas em um escritório ou com intermédio de um produtor, tudo é resolvido na internet. É na web que elas divulgam seu trabalho, fazem network, agendam shows e mantém contato com a mola propulsora de qualquer grupo: os fãs.

Já não é mais novidade encontrar bandas ou artistas que conseguiram aparecer no cenário musical por conta da internet. Surgem a todo momento novos Arctic Monkeys, Lili Allen e Mallu Magalhães. "O processo para a fidelização de fãs é diferente, hoje ele começa sempre na web", diz Daniel Cronfli, baixista da banda Comodoro (www.myspace.com/c0m0d0r0), de São Paulo, que faz rock pesado. Mas além de já ser indispensável para a divulgação de qualquer trabalho no século 21, a internet tem sido usada para ir muito além da simples divulgação de músicas. As redes sociais servem para fazer negócios e marcar shows, além de representar um canal importantíssimo de contato entre as novas bandas e seus novos fãs.

É o que faz a banda Amarelo Folha, que toca um reggae regado de influências de MPB e maracatu, além de diversos outros ritmos. "Temos no Orkut uma comunicação muito legal com o nosso público, gente que viu nossa banda em lugares diversos aparece na comunidade e deixa depoimentos bastante calorosos", conta Layla Mid, uma das vocalistas do grupo.

O Amarelo Folha já chegou até a participar de um programa de TV transmitido pela internet. "O pessoal do canal viu um show nosso e entrou em contato. Depois da gravação, jogamos a participação no You Tube e em pouco tempo tivemos mais de 5 mil acessos", comenta Layla. Segundo Felipe Damião, vocalista e guitarrista do Amarelo Folha, o cenário independente não é nada fácil, mas saber aproveitar a web pode fazer toda diferença. "Temos um site próprio que traz informações sobre a banda e nossa agenda de shows. Investir na internet é essencial", diz. A saber, o site da banda é o www.amarelofolha.com.

0 opiniões:

Postar um comentário

COMPRE O SINGLE "WE ARE THE WORLD 25" E AJUDE O HAITI

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic

Navegue!