Image and video hosting by TinyPic

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Algumas dicas para história e química no Enem 2009; veja os temas mais prováveis


Tanto história quanto química no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009, deverão ter um ponto comum: a exigência de paciência do candidato. Isso porque a prova promete trazer enunciados longos, cobrando capacidade de leitura e de interpretação.

História

Para o professor de história do ensino médio do colégio Sion, Marcello Sarraino Fonseca, a aposta principal no Enem são grandes temas, como direitos humanos, escravidão e liberdade, igualdade e desigualdade. Dentro desses assuntos, será possível abordar conteúdos da história e suas relações com o presente. Daí a necessidade de estar bem informado.


VEJA CLICANDO AQUI O SIMULADO ONLINE DO ENEM DIVULGADO PELA INEP
A FONTE É DO SITE UOL


O Enem poderá fazer questões que comparem a situação do passado com o presente. Uma possível questão seria sobre a crise atual e suas relações com a crise de 1929", afirma Fonseca.

O conhecimento do mundo contemporâneo, para o professor, é fundamental. Confira alguns temas que o professor avalia importantes na hora de revisar o conteúdo:

  • História do Brasil - ênfase noBrasil independente, principalmente no Brasil República, no . Conceitos como oligarquias, ditadura e democracia fazem parte deste período.

  • História geral - mundo moderno e contemporâneo, a partir da Revolução Francesa. Questões sobre a política, a economia, o modelo liberal, osfascismos, as guerras podem ser estudados neste período.

    Temas que podem ser listados como candidatos a questões são:
    - guerras;
    - gripe suína e os paralelos com a peste negra e com a gripe espanhola;
    - a questão do negro na sociedade brasileira;
    - desigualdades sociais e a constituição da realidade contemporânea brasileira.

    "Temos de pensar o que o elaborador das questões quer. E o Enem quer um estudante crítico. Para isso, uma forma é a comparação com a atualidade", avalia. Por isso, o professor julga que temáticas como a Idade Média ou da monarquia brasileira devam aparecer com menor frequência na prova do MEC (Ministério da Educação).

    Já a república romana e a democracia ateniense podem ser abordadas em itens que exijam a correlação com o mundo contemporâneo.

    Se você está preocupado porque não consegue se lembrar de datas e nomes da história, relaxe. A "decoreba" não deverá ser cobrada. "O que importa na prova não é tanto o conhecimento desses dados, mas a interpretação do enunciado e das questões", diz Fonseca.

    Química

    Na avaliação do coordenador de química do Objetivo, Antonio Mario Salles, o programa da disciplina cobrado no Enem 2009 é o mesmo da Fuvest. "Mas isso não quer dizer nada. Os examinadores devem dar mais importância para competências e habilidades. Os enunciados deverão trazer muita informação", diz.

    De acordo com o professor, o texto que apresenta a questão poderá até trazer substâncias "moderninhas", mas a pergunta deverá oferecer as informações básicas para que o candidato consiga responder. "Não vai ser necessário saber coisas de cabeça. É preciso ter um pouco de conceitos". 

    A abordagem da química deverá privilegiar conceitos relacionados ao cotidiano, em problemas ambientais ou de saúde, por exemplo. Assim, questões sobre poluiçãochuva ácidaefeito estufa ou até mesmoradioatividade são fortes candidatas a aparecerem.

    Veja os principais tópicos a revisar:

  • Cálculo estequiométrico - devm cair, mas não em questões rebuscadas.

  • Ácidos, bases, sais e óxidos - podem cair, por isso é importante ter o conceito fixado. A banca deverá fornecer informações sobre fórmulas, caso sejam necessárias.


  • Química orgânica - questões ligadas ao cotidiano costumam tratar deste tópico da química.

  • Físico química - perguntas sobre pH são tradicionais, sempre com alguma historinha do dia a dia.

    "Agora o estudante deve treinar leitura e se dedicar aos capítulos mais importantes da química", diz Salles.
  • 0 opiniões:

    Postar um comentário

    COMPRE O SINGLE "WE ARE THE WORLD 25" E AJUDE O HAITI

    Image and video hosting by TinyPic
    Image and video hosting by TinyPic

    Navegue!