CÂMERA NO VOLANTE RECONHECE FACE DE MOTORISTA

Anos de psicanálise e filosofia tentam explicar a nós, um tanto humanos, qual é a verdadeira face de cada indivíduo. A Toshiba, correndo pelo acostamento, já chegou ao veredicto. Por máquinas. Qualquer rosto, comum ou exótico, que seja, pode ser reconhecido em sua nova tecnologia automobilística. E será por nossa segurança.
Uma câmera é montada acima do volante. Espiã e leal, ela é capaz de mapear e identificar o rosto do seu dono, o popular motorista. Pode ser, sim, uma maneira eficaz para um ladrão não ladrar seu carro. Vai além da medida antifurto, todavia. O dispositivo pode detectar, pelo seu coeficiente de piscadas (que expressão admirável, não?), se o condutor está sonolento ou em condições impróprias para dirigir.
Com o utensílio ainda sem nome, não tem aquela velha história do olho no passageiro, outro na estrada. A qualquer desvio, alguma medida de alerta é tomada pela máquina. Um grave sonoro parece ser o mais viável.
A marca japonesa diz também que, no futuro, alguns comandos simples, como a mudança de estação de rádio, podem ser feitos pelo olhar. O que deve ser um pesadelo para distraídos ou seres de fácil percepção de seus arredores.
Ainda imatura, a tecnologia nipônica não tem plano imediato de ser comercializada. Adequações serão feitas até que ela consiga, de fato, fiscalizar suas piscadelas no trânsito. Para a alegria de seu par romântico.












0 opiniões:
Postar um comentário